Saiba tudo sobre nossa Palestra na Campanha Todos Contra as Drogas!

09/09/2017

Nos dias 28, 29 e 30 de agosto, a S2 Psicologia participou da Campanha “Todos Contra as Drogas”, no Consórcio Ponte do Guaíba da Queiroz Galvão Construção. A psicóloga Ana Paula Oliveira, sócia da S2 Psicologia, tratou a respeito dos tipos de drogas, efeitos que causam no organismo, fatores de risco e de proteção. Cerca de 300 funcionários da empresa participaram.

 Quando se fala em droga, normalmente nos remetemos à aquilo que é ilícito. Entretanto, drogas psicotrópicas são caracterizadas por qualquer substância – medicamentos, drogas lícitas e socialmente aceitas, como álcool e cigarro ou ilícitas, como crack ou cocaína – que age no sistema nervoso central (SNC) produzindo alterações de comportamento, humor e cognição.

Você pode achar até estranho ou loucura, mas não é necessariamente a droga que causa dependência. A soma de fatores psicossociais e ambientais é que determinarão para quem as drogas serão um grave problema.

Trabalhadores vieram na época da Copa Mundial para trabalhar e permaneceram aqui, longe de sua família e amigos, por exemplo. Sozinhos e angustiados, eles podem buscar o alívio em alguma droga, lícita ou não. E o que podemos fazer para evitar isso?

 

Alcoolismo

A terceira principal causa de mortes no mundo é o álcool.  O alcoolismo é considerado uma patologia pela OMS desde 1967. Além de causas geradas pelo fator genético hereditário da doença, fatores como a ansiedade, estresse e depressão, por exemplo, podem agravar a situação.

No Brasil, 12,3% das pessoas são dependentes de álcool, os homens correspondem a 70% dos casos enquanto as mulheres representam a 30%.

Algumas questões úteis para avaliar se o indivíduo tem problemas com o álcool são:
VOCÊ JÁ SENTIU QUE DEVERIA DIMINUIR A BEBIDA?
VOCÊ FICA IRRITADO QUANDO CRITICAM O SEU HÁBITO DE BEBER?
VOCÊ JÁ SE SENTIU CULPADO POR BEBER?
VOCÊ JÁ INGERIU BEBIDA ALCOÓLICA PELA MANHÃ?
Se uma das perguntas tiver a resposta SIM, é sinal de que é preciso investigar mais profundamente a questão.

Tabaco

Estima-se que mais existam mais de 1 bilhão e 200 milhões de fumantes no mundo. Praticamente 1/3 da população mundial adulta. Com impostos altos, proibição do fumo em locais fechados e medidas preventivas em relação ao uso do tabaco, o Brasil conseguiu diminuir a porcentagem de fumantes, de 29% para 12% entre os homens e de 19% para 8% entre as mulheres.

Drogas Ilícitas

Estudos do IBGE indicam que cresceu o número desses jovens que tiveram contato com drogas ilícitas e cada vez mais cedo. Cerca de 15 mil estudantes brasileiros entre 13 e 15 anos haviam fumado crack há menos de 30 dias antes desta pesquisa.

Além de ser um número alarmante, as consequências geradas podem ser irreversíveis. Mesmo com leis contra o trabalho infantil não permitindo crianças e adolescentes de até 13 anos, 8,6% dos alunos do 9º ano no País trabalham, mostram os dados do IBGE. Esse número chega a 11% no sul do país.

Se nossos adolescentes estão trabalhando, entrando em depressão e se drogando cada vez mais cedo, o que podemos esperar do futuro? Por isso é tão importante uma conversa franca com informações verdadeiras à respeito das drogas.

Uso de álcool e outras drogas e os problemas de trabalho

• 32% dos afastamentos devido ao uso de substâncias psicoativas são devido ao álcool.

• Absenteísmo (além das faltas ao trabalho, inclui os atrasos e retirar-se do trabalho antes do final do expediente)

• Rotatividade de funcionários, devido à morte prematura

• Problemas disciplinares

• Baixa produtividade

• Problemas nos relacionamentos com os colegas e chefes no trabalho

Sabemos o mal que as drogas causam, que o alcoolismo não tem cura e que muitas drogas levam à extrema dependência deixando o usuário em um estado deplorável. Porém, também devemos saber que a dependência química pode ser tratada permitindo que o usuário viva sua vida novamente livre das drogas.

É muito importante trocarmos conhecimentos sobre o assunto, pois a dependência química não distingue classe social, gênero ou raça. O apoio da família, no trabalho e psicológico é de extrema importância para o usuário nesse momento de dificuldade e adaptação.

No ambiente de trabalho, o empregador como forma de prevenção e otimização de seus funcionários e serviços pode entrar em contato conosco! A S2 Psicologia está preparada para a realização de palestras visando a importância da saúde do trabalhador, como forma de prevenir o abuso de álcool e outras drogas. Preencha seu formulário e agende uma reunião conosco!

Voltar